Conselho e Diretoria

Conselho de Administração da Novonor

O nosso conselho de administração é composto dos seguintes membros:

Héctor Núñez, Presidente do Conselho de Administração

Cubano-americano que mora há mais de 20 anos no Brasil. Foi vice-presidente de operações da Coca-Cola em vários países e presidente da Wallmart e da Ri Happy no Brasil. Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração das Lojas Marisa.

Roberto Faldini

Roberto Faldini, nascido em São Paulo, em 06/09/1948. Formado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV (1972), com especialização em Gestão Avançada - Fundação Dom Cabral e INSEAD-Fontainebleau, França (1991), Empreendedorismo - Babson College-Boston, USA (2004) e Governança Corporativa – Training of Trainers (IFC - International Finance Corporation – IBGC). É Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC.

Por mais de 20 anos foi diretor executivo e membro do conselho de administração e acionista do grupo controlador da Metal Leve S.A. Presidiu a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e coordenou por cinco anos, em São Paulo, o Núcleo da Empresa Familiar da Fundação Dom Cabral. É co-fundador do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e mantém atuação em várias de suas comissões. Participa ainda, como membro associado, do Instituto Brasileiro dos Executivos Financeiros e do FBN (Family Business Network).

Integra o conselho consultivo do ETCO (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial), e os conselhos da Vulcabras/Azaleia S.A, Banco BMG S.A. e Marfrig Global Foods, entre outros. É diretor da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin e é empresário voluntário (Venture Corp) da Endeavor Brasil. Em 1990 foi eleito pelos associados do IBEF/SP “O Executivo Financeiro do Ano”.

 

Mauricio Odebrecht

Mauricio Bahia Odebrecht é formado em Administração de Empresas pela Universidade Salvador – UNIFACS (1996). Há mais de 20 anos, ingressou no Grupo Empreendimentos Agropecuários e Organizações (EAO), atuando no ramo agropecuário e, desde 2010, exerce o cargo de diretor da empresa. Foi presidente da Associação Baiana dos Criadores de Nelore (ABCN).

 

Ruy Sampaio

Ruy Sampaio nasceu em Salvador, em 1950. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e cursou o mestrado na Universidade de Michigan com especialidade em finanças e contabilidade.

Integrou o grupo Akzo e, na década de 1980, teve uma experiência acadêmica como professor na UNIFACS e no mestrado de administração de empresa da UFBA. No setor público, assumiu a diretoria de Indústrias Diversas da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado da Bahia. Ingressou na Novonor em 1985 e passou por posições como Tesoureiro, diretor de Finanças Internacionais e diretor de Investimentos da holding. No Grupo, exerceu ainda o cargo de diretor Financeiro da Tenenge S.A., SLP (Sea & Land Piping Company), no Reino Unido, Copene e Odebrecht Química. Em 2009 assumiu a diretoria da Kieppe Participações e Administração Ltda, empresa controladora da Novonor. É sócio da RPH Engenharia Ltda. e participa da administração da CRC Serviços Medico Hospitalares Ltda. e FVS Holding Patrimonial S/A.

 

José Mauro Carneiro da Cunha

José Mauro Carneiro da Cunha é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis e concluiu o Executive Program in Management na Anderson School, Universidade da Califórnia, nos EUA. Iniciou a carreira como funcionário do BNDES, onde exerceu diversas funções e ocupou cargos executivos. Integrou os Conselhos de Administração de diversas empresas, como Telemar e Vale S.A., Tele Norte Leste, Telemar Norte Leste S.A., TNL PCS S.A., Tele Norte Celular, Log-In Logística Intermodal, Santo Antonio Energia, Light, Aracruz Celulose, Politeno, Banco do Estado do Espírito Santo e Pharol.

Além de ser conselheiro independente na Novonor, hoje é membro do conselho de administração da Braskem. 

 

Comitês de Assessoramento

O conselho de administração (CA) da Novonor conta com o apoio de comitês de assessoramento. Os comitês, que podem ser permanentes ou "ad hoc", exercem a função de analisar, sem caráter deliberativo, matérias para subsidiar as deliberações do CA.

Comitê de Conformidade e Auditoria
Tem a função de zelar pelo nosso compromisso contínuo de atuar com ética, integridade e transparência, em alinhamento com as práticas de mercado e com as leis, normas e políticas, bem como acompanhar os controles internos e da exposição a riscos.

Comitê de Finanças e Investimentos
Tem a função de analisar as questões relacionadas a finanças, investimentos em geral, composição do portfólio de Negócios, riscos financeiros e a proposição sobre contratação e o acompanhamento dos trabalhos dos auditores externos.

Comitê de Cultura, Pessoas e Sustentabilidade
Tem a função de zelar pelas boas práticas da TEO, pela sucessão de líderes, pela definição dos parâmetros de remuneração, pela coerência na definição da nossa macroestrutura e para subsidiar assuntos sobre sustentabilidade.

 

Responsável por Conformidade da Novonor

O Responsável por Conformidade é liderado diretamente pelo coordenador do Comitê de Conformidade e Auditoria da Novonor, órgão de apoio do conselho de administração.

Rafael Mendes Gomes, Responsável por Conformidade

Rafael é advogado pela Universidade de São Paulo e possui mais de 20 anos de experiência em Direito Empresarial e em Conformidade, com atuação em grandes empresas no Brasil e nos Estados Unidos. Tem passagens pela Petrobras, Walmart, Chediak Advogados e foi sócio de compliance no escritório Huck Otranto Camargo.

 

Diretoria Executiva da Novonor

A nossa diretoria é composta dos seguintes membros:

José Mauro Carneiro da Cunha, Diretor-Presidente

José Mauro Carneiro da Cunha é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis e concluiu o Executive Program in Management na Anderson School, Universidade da Califórnia, nos EUA. Iniciou a carreira como funcionário do BNDES, onde exerceu diversas funções e ocupou cargos executivos. Integrou os Conselhos de Administração de diversas empresas, como Telemar e Vale S.A., Tele Norte Leste, Telemar Norte Leste S.A., TNL PCS S.A., Tele Norte Celular, Log-In Logística Intermodal, Santo Antonio Energia, Light, Aracruz Celulose, Politeno, Banco do Estado do Espírito Santo e Pharol.

Além de ser conselheiro independente na Novonor, hoje é membro do conselho de administração da Braskem. 

Guilherme Abreu, Responsável por Pessoas, Comunicação e Organização

Guilherme Abreu se formou em Administração de Empresas. Atua há 33 anos no Grupo Novonor e hoje é o responsável por Pessoas, Comunicação e Organização na holding. Além disso, ao longo de sua careira, teve passagens nos Negócios de Engenharia e Construção e Química e Petroquímica.

 

Marco Rabello, Responsável por Finanças, Planejamento e Investimentos

Marco Rabello trabalha no Grupo Novonor há 16 anos. Desde 2018, é responsável por Finanças, Planejamento e Investimentos na holfing. Antes de integrar à holding, foi responsável por Finanças na OEC, Odebrecht Energia e OOG (atual Ocyan) e trabalhou como controller da Braskem. Antes de ingressar ao Grupo, foi gerente de Consultoria Financeira da Plaut Consultoria Internacional, empresa com sede na Alemanha, e gerente de Business Consulting na Arthur Andersen. É formado em Administração pela UNIFACS e possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

 

Rogério Bautista, Responsável pelo Jurídico e Governança

Rogério é formado em Direito pela Universidade Católica de Salvador. Tem especialização em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Além de ter sido, nos últimos três anos, responsável jurídico da OR, Rogério também atuou como responsável jurídico e advogado da Odebrecht Energia (2008-2016), advogado da Braskem (2002-2008) e advogado associado em escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro antes de entrar no rupo Novonor.