Releases

Braskem, petroquímica brasileira líder na produção de resinas termoplásticas nas Américas, e Sunoco, Inc. (R&M) ("Sunoco"), companhia petrolífera norte-americana, assinaram acordo para aquisição pela Braskem da Sunoco Chemicals, Inc., divisão de ativos de polipropileno - PP nos Estados Unidos. Por essa alienação, que será concluída em até 60 dias, a Sunoco receberá a importância de US$ 350 milhões. Essa operação representa uma etapa importante no processo de internacionalização da Braskem.

A Sunoco Chemicals possui capacidade para produzir 950 mil toneladas por ano de PP. A companhia está sediada na Filadélfia, Pensilvânia, e inclui três unidades industriais, localizadas em La Porte - Texas, Marcus Hook - Pensilvânia e Neal - Virginia Ocidental, responsáveis por cerca de 13% da capacidade instalada para produção de PP nos Estados Unidos.

"A aquisição da Sunoco Chemicals proporcionará à Braskem o primeiro passo na estratégia de estabelecer operações no maior e mais competitivo mercado consumidor de resinas, complementando a estratégia de internacionalização em andamento a partir de significativos projetos greenfield no México, Venezuela e Peru", afirma Bernardo Gradin, presidente da Braskem.

Além das unidades industriais, a aquisição inclui ainda um centro de tecnologia em Pittsburgh, na Pensilvânia, que será fundamental para que a Braskem continue apoiando os Clientes no desenvolvimento de produtos e mercados e em serviços de assistência técnica.

A partir dessa base industrial e comercial, através de oportunas novas aquisições ou de alianças estratégicas, a Braskem terá condições de consolidar sua presença no mercado norte-americano e sua liderança como maior produtora de resina das Américas, em alinhamento com a estratégia de se tornar uma das cinco maiores empresas petroquímicas globais.

Nessa aquisição, a Braskem contou com o apoio de 2 assessores financeiros: JP Morgan e Blackstone.